Back to the cold. To the cow. Enfim, isso

Seja, Luís, a indesmentível diferença entre o Bush e o Obama é que o Bush se meteu no Iraque e o Obama saiu de lá. Sobra o pormenor do Afeganistão. Ou o Iraque é a guerra má, porque o Obama saiu, e o Afeganistão é a guerra boa, porque o Obama se meteu ainda mais? E o Vietname? Era mau com o Nixon e bom com o Kennedy? Sim, já sei, é tudo muito confuso porque a direita manda nos jornais.
Já agora, nem uma palavra sobre Guántanamo? Outro pormenor que talvez faça São Obama descer do céu onde levita, entre nuvens de querubins e incenso, a este mundo de pecado, mas o pessoal cá em baixo esperava qualquer coisinha. Fechar aquilo, quem sabe? Ah, foi uma promessa de campanha. Não é para levar a sério, claro.
Até porque sem Guántanamo não havia informações para despachar o Bin Laden, o maior milagre de São Obama. Obviamente, há também uma diferença entre Guántanamo nas mãos erradas e Guántanamo nas mãos certas. A diferença é que Guántanamo nas mãos erradas está nas mãos erradas (as que não dão com o sacana do Bin Laden) e Guántanamo nas mãos certas está nas mãos certas (as que dão com o gajo, vão lá, limpam-lhe o sebo e vêm-se embora: vir embora, como no Iraque, é importante para ser bom numa guerra má). Mais um pormenor na hagiografia de Obama: ter invadido um país, por sinal um aliado, e ter executado o grande chefe pele-vermelha sem julgamento, incluindo uns figurantes, cavalgada à margem de todo o direito internacional.
Mas isso sou eu a dizer, sob influência dos fumos do Sol e da peçonha do Neves.

PP

12 thoughts on “Back to the cold. To the cow. Enfim, isso

  1. A vingança chegará fria, ou cold, como convém.
    E não me respondeste ao outro.

  2. João. diz:

    Há um momento no último debate entre Romney e Obama em que o primeiro, a propósito da conflito Irão/Israel, diz que os EUA deveriam tratar o regime iraniano como párias, tal como, Romney dixit, trataram o Apartheid; porém uma sondagem recente em Israel revelou que a maioria dos israelitas são a favor de um regime de apartheid se o país anexasse a Cisjordânia. Será que Romney distinguiria entre um bom apartheid e um mau apartheid? Duvido que alguém nos EUA lhe pergunte isto, mas fico curioso quanto ao que responderia.

    http://www.publico.pt/Mundo/maioria-dos-judeus-israelitas-a-favor-de-um-regime-de-apartheid–1568476#Comentarios

    “Entre os inquiridos, 74% são a favor de estradas separadas para israelitas e palestinianos na Cisjordânia.

    Mais de dois terços dos judeus israelitas dizem que devia ser negado o direito de voto aos 2,5 milhões de palestinianos que vivem naquele território ocupado. Um terço defende a criação de uma lei que impeça os árabes de Israel de votarem para o parlamento israelita, o Knesset.

    Quando questionados sobre se os judeus deviam ser preferidos aos árabes na escolha para cargos na administração pública, 59% responderam afirmativamente; 49% disseram que os cidadãos judeus deviam ser tratados de uma melhor forma do que os árabes; 42% revelaram não querer vizinhos árabes a viver no mesmo prédio. O mesmo número respondeu que não quer os seus filhos a frequentar a mesma escola que as crianças árabes.”

  3. Fernando Cardoso Virgílio Ferreira diz:

    Caro Pedro, obviamente V. está errado:
    1 – Guantánamo Bay é um gueto experimental para muçulmanos apátridas;
    2 – O Iraque e o Afeganistão têm uma importância estratégica fundamental porque produzem e fornecem a baixo custo as duas mercadorias mais consumidas nos EUA: petróleo e drogas duras;
    3 – Barack Hussein Obama é o Messias anunciado na profecia de São Malaquias…

  4. O Obama a levitar? Gosto. E, confesso, nunca tinha pensado nisso.

  5. henedina diz:

    Se estivesse nos EUA votava Obama. Mas o Pedro tem razão não é admissível que não tenha fechado guantanamo. Votava Obama porque não queria o Romney. Tinha receio de dar a presidencia a alguem que é tão cavalheiro que abriria a janela do avião a mulher e tem uma mulher que não ousa contraria-lo para lhe dizer que não são propriamente janelas de abrir.

    • António diz:

      Como é obvio, a história do aviao foi uma piada. Nao devia acreditar em tudo o que lê….

    • Miguel Direito diz:

      Essa história do avião era uma piada do Romney a que somente a incompetente, ignorante e facciosa comunicação social lusa se agarrou. Acha mesmo o Sr/Srª que um tipo que consegue ganhar as primárias de um grande partido americano, que até tem 2 aviões, que ganha 300 milhões por ano com negócios por si iniciados, que ganhou e governou no Massassuchets, estado mais liberal dos USA (Liberal = esquerda), que ganha debates ao “ilustre e sábio” Obama é um burro atrasado mental? Nós, aqui em terras lusas, é que somos sempre os inteligentes…aconselho a leitura diária do site http://www.realclearpolitics.com

      • João. diz:

        Pena que não me tenha lembrado disto quando andava na escola. A cada erro que cometi deveria ter dito ao professor/a que era só uma piada. Na verdade, pensando bem, quando Passos disse que leu a “Fenomenologia do Ser” de Sartre ele certamente estava só a fazer uma piada, afinal o homem chegou a Primeiro-ministro; tal como quando Santana Lopes, que também foi Primeiro-ministro e Secretário de Estado da cultura, falou nos concertos para violino de Chopin ou Cavaco, que foi Primeiro-ministro e é Presidente da República, falou nos nove Cantos dos Lusíadas. E ainda, não houve erro algum no içar da bandeira ao contrário no 5 de Outubro, dado que lá estava o Presidente da República e o Presidente da Câmara de Lisboa aquilo também só pode ter sido uma piada para animar o povo.

      • henedina diz:

        Newt Gingrich
        Former Speaker of the House
        Chairman, American Solutions for Winning the Future
        College Professor
        Creationist, um pouco mais grave que não saber pq as janelas não abrem nos aviões. Claro, uma piada. Este nem tem a desculpa da gaffe.

  6. Miguel Direito diz:

    Pronto. O João tem razão! O Romney é mentecapto, não sabe nada de nada, é ligeiramente retardado e com um qi de ovelha, nunca viu um avião, e nós é que somos os sábios…bem contentes com a nossa sapiência e superioridade. E nada preconceituosos! Acredito que o João tenha estudado a fundo a vida do Romney, tenha lido uma caterva de bibliografia sobre o partido republicano e as várias cambiantes históricas, geográficas e sociológicas. Eles é que são limitados, coitadinhos…!!! Ou será que somente sabe desta historieta do avião das páginas ocas do Facebook e espumas dos dias afins?

    • João. diz:

      Na verdade não julguei essa gaffe muito grave, foi só uma gaffe e gaffes há muitas. Acho muito mais patética a de Passos Coelho com Sartre, porque no caso Passos queria exibir uma suposta familiaridade com clássicos da filosofia. Achei, porém, mais interessante ver as reacções dos aliados do Romney, como o Miguel; é que vendo o vídeo, o momento das declarações em causa, não há nelas nenhuma característica de uma piada.

  7. Miguel Direito diz:

    Não sou defensor de Romney. Mas concedo que se em 2008 apoava apaixonadamente Obama, agora vejo nelo muitos dos defeitos politicos em que caimos no nosso pais nos últimos 20 anos.
    Aliás, e muito naturalmente, fazendo os testes online sobre posição ideológica nas eleições dos USA (O WSJ tem uma rápida mas bem certeira – http://graphics.wsj.com/votecompass/?mg=inert-wsj ) eu fico exactamente no meio do Partido democrata. Tento é ter uma visão o menos dogmática possível das situações. O video da MSNBC tem somente um pequeno trecho. Existem outros, com mais tempo, onde é visivel o contexto. Mas tem razão ao apontar as outras falhas, bem mais significativas, dos politicos da nossa praça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: