Continuando com os casamentos ( ou as longas relações, para o caso é igual).
Digo muitas vezes que o casamento é anti-natural, ou seja, é um acto da cultura. Os mosquitos e os tubarões não casam, os neandartais também não se metiam em tais veredas. Sendo assim, uma longa relação , com filhos, é uma expressão cultural, construída, uma rebelião contra os instintos. Estes podem ser muitos: querer mais parceiros sexuais e fundar novas famílias, não conter a frustração, desesperar diante de mudanças ambientais desfavoráveis etc.
Na linha do post anterior, i.é., não incluindo terramotos, as cidadelas do casal têm de ser negociadas. Uma pergunta que faço sempre, a cada um deles, é : O que vale para si o seu casamento? Quando me dizem que vale muito, confronto-o /a com o muro de lamentações que desenvolveu. Pedra a pedra, valem mais do que o casamento? Se valem, conversa acabada.
Quando a relação vale mais do que as zonas inegociáveis, estamos num impasse. Uma vez ajudei um casal que stava a separar-se fisicamente. Ele tinha ido trabalhar para o estrangeiro e a coisa corria-lhe muito bem. Ela ficou cá, com dois filhos e um emprego mal pago. A relação começou a azougar: desconfianças, da parte dela e dificuldade em gerir os períodos em que ele vinha ( de três em três semanas), da parte dos dois. Ela sentia que tinha de estar bem disposta e sexualmente disponível “por marcação”, ele achava que estva a fazer um esforço, “não reconhecido”, pela melhoria ( espectacular) da qualidade de vida da família.
Sugeri a mudança da família para o estrangeiro, para a cidade onde o marido trabalhava, porque me pareceu a única possibilidade de nivelar o casal. Ela mostraria o valor que dava ao casamento, ele compreenderia que a relação só faria sentido se estivessem juntos, participando com mais do que transferências bancárias.
Aceitaram. Ainda lá estão, por enquanto, felizes e contentes.
FNV
Claro que é cultura ou descultura.
Já reparou na falta de pedigree das mulheres solteiras, quando “vistas pelas casadas” ?
não tenho a certeza se isso já não mudou…