Kairos – à espera da política (3)

Dizia eu, nos  bastidores do Declínio e Queda, que  António Costa perderia se concorresse. No último número desta série recordei o valor do passado. Se Costa se apresentasse como  estandarte desse tempo, o partido  não lhe daria a confiança. Os grupos  pressentem a toxicidade.

Mais interessante é a luta surda pelo resgate da herança socrática, porque ela é mais do que isso. O PS é, nesta altura, um homem  que quer ser amnésico. Como diz Mefistófeles ao Estudante, no Fausto, cinzenta , amigo, é toda  a teoria. Ora, se as teorias sobre a memória da  elefante se aplicam aos grupos, a “tralha socrática” só pode resgatar o passado se apresentar o  imperador deposto  em pessoa. Muito difícil, não é?

FNV

Anúncios

6 thoughts on “Kairos – à espera da política (3)

  1. Jorg diz:

    O “drama” que eu vejo no PS não é querer ser Amnésico – é o de querer que todos os portugueses o sejam…

  2. XisPto diz:

    É uma perspectiva excessivamente centrada sobre a dinâmica interna do “paciente” e sobre o passado, mesmo que seguro. Porque as “circunstancias” parecem determinantes: a bancarrota, a troika, o euro, a Europa, a globalização, etc, e o adversário será de monta. A simetria governo/troika, esse alinhamento astral é o verdadeiro adversário, com os socialistas na posição inversa da “Europa conosco” que os transformou no partido charneira do regime, sendo muito revelador que a agitação se revele com o “regresso aos mercados”, isto é, a possibilidade de haver sucesso com a política de austeridade, isto é, com a possibilidade de o poder não cair de podre no seguro regaço.

  3. Vitor Esteves diz:

    Tenho sérias que para o “chamado” povo essa questão do passado seja assim tao relevante. Andar na rua de ouvido atento e escutar coisas do género “volta sócrates, estás perdoado” dá-me essa ideia, mas isto sou eu.

    • fnvv diz:

      eu ouço-as sentado e não concordo, mas seja como for o cenário ( media incluídos) é esse.E não se deve subestimar os elefantes, muito caçador morreu assim.

  4. luar diz:

    Volta volta!!! Mas só quando acabar o dinheiro do Empréstimo. E nessa altura o povo será chamado….para pagar o empréstimo, claro!!

    Já agora, diz o elefante para o homem nu; como é que levas comer à boca?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: