Amendoeiras em flor

Amendoeira-em-flor
Sou talvez a única pessoa no hemisfério norte que não tem certezas sobre o aquecimento global. A história ensinou-me que as grandes mudanças climáticas só se sentem a uma escala muito longa e que já passámos por épocas mais quentes (Idade Média) e mais frias (século XVIII), sem que daí viesse o fim do mundo. Se não acreditam, olhem pela janela (e, se estão na Rússia, descontem os meteoritos).
Mas há coisas que mexem comigo. Por exemplo, esta semana vi as primeiras amendoeiras em flor aqui no bairro (Olivais, Lisboa). Sinal de que a Primavera está a chegar – mas falta um mês para a Primavera. E no ano passado foi a mesma coisa.
Em São Martinho do Porto, onde passo as férias, costuma dar-se um fenómeno bem conhecido de todos os amantes da baía: nevoeiro bretão até ao meio-dia, mesmo em pleno Agosto. Pois bem, não houve uma única névoa matinal no Verão passado. Uma única…
O que é que isto significa? Sei lá. Só sei que as amendoeiras estão bonitas. Quanto à neblina de São Martinho, logo se vê.

PP

12 thoughts on “Amendoeiras em flor

  1. Lucas Galuxo diz:

    Pedro Picoito, o estranho seria não florirem nesta altura, nos Olivais. No Algarve, começam a florir em Janeiro. No final de Fevereiro, abrem a flôr em Trás-os-Montes. O clima pode estar baralhado mas não é a floração das amendoeiras que o comprova.

  2. Este ano no Algarve começaram a florir ainda em Dezembro.

  3. Luísa Correia diz:

    Esqueça as amendoeiras, Pedro. As razões para um certo “nervosismo” persistem com o desaparecimento das neblinas matinais. Também desconfio de que nos estamos a “tropicalizar”. Se isso se deve ao buraco do ozono, ou se apenas à mudança que é inerente a tudo, não sei. Por outro lado, ouvi, em tempos, dizer que estávamos a entrar na 5a. glaciação. Só espero que o confronto dos gelos com os calores não dê para o torto. 😉

  4. balde-de-cal diz:

    a última glaciação ocorreu há 30 mil anos e não me consta que o aquecimento na Ibéria se deva à existência de fábricas. provas arqueológicas mostram a evolução da flora.
    em 1911 encontraram um dente de mamute nas escavações do ‘Liceu Camões’ em Lisboa.

  5. João diz:

    A floração das amendoeiras nesta altura é normal. Vê-las nos Olivais é, no entanto, um sinal de grandes mudanças. Será que Costa mudará o nome ao bairro? Coisas que me preocupam…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: