Os pequenos génios discretos

Atacam outra vez.  Deus seja louvado por nos ter  entregue ao cuidado de tais almas e o Senhor as proteja dos ressabiados maldizentes .

FNV

12 thoughts on “Os pequenos génios discretos

  1. vamos ver se isto afunda ou explode primeiro diz:

    pensei que era um post sobre os insultos aos membros do governo, que não os deixam falar, coitadinhos…

  2. henrique pereira dos santos diz:

    Tem razão. É completamente inadmissível que em Outubro o governo (e a troica) não soubessem o que se ia passar no futuro: http://pt.euronews.com/2013/02/19/economias-da-ocde-contrairam-no-final-de-2012/
    Previsões são exercícios sobre o futuro, uma coisa realmente difícil de conhecer. Se olhar para as previsões de todos os criticam as previsões de Gaspar (sejam os partidos, sejam os jornais, sejam as instituições económicas) verá flutuações em todos eles, umas maiores e outras menores que as de Gaspar.
    Há meses que Gaspar disse que nesta altura ir-se-ia avaliar o cenário macro-económico com que foi feito o orçamento e logo se veria o que haveria para alterar (como no ano passado).
    A revisão é forte? É sim, do simples para o dobro (tal como a revisão francesa, por exemplo). Tem alguma justificação para isso? Tem sim senhora: as coisas correram mal no crescimento dos mercados externos (se reparar a procura interna está a aguentar melhor, embora ainda em queda).
    Qual é verdadeiramente a questão?
    henrique pereira dos santos

    • fnvv diz:

      oh, nenhum…100% a mais ou a menos é normal, é conjuntura, como dizia Sócrates.

      • Fernando Cardoso Virgílio Ferreira diz:

        Caro Filipe, já só falta a pronúncia da inefável e muito saudosa Maria Teixeira Alves…

      • henrique pereira dos santos diz:

        Não sei se foi ver o link e os mesmos 100% é a revisão da previsão francesa.e 33% foi o erro para a união europeia entre o que era esperado (a muito menos que seis meses de distância) e o crescimento verificado no quarto trimestre de 2012 (ou seja, 33% de erro num quarto do ano). O Teixeira dos Santos tinha razão quando disse que nas circunstâncias que existiam (e existem, em especial a volatilidade dos mercados) só era possível uma pessoa guiar-se pelas estrelas e o ceu estava nublado. E veremos as revisões de previsões que vão sendo feitas para toda a Europa

    • Fernando Cardoso Virgílio Ferreira diz:

      Caro HPS, a questão é só esta: os pequenos génios discretos (apodo secundado, por certo, pela Dr.ª Manuela Ferreira Leite nas suas crónicas semanais no 2.º caderno do “Espesso”) não sabem Macroeconomia…e o portuga que se lixe.

    • spin pacient diz:

      a questão é que o banco de portugal e outras organizações já previam 1,9% de recessão para 2013 em Setembro de 2012!
      e o que foi feito dessas previsões? tábua rasa!
      agora não se queixem que vos chamem burros, por muitas desculpas que arranjem, porque a previsão económica é como a metereologia e tal…
      banho ao cão!

      • henrique pereira dos santos diz:

        EStá enganado. Essa previsão é de Janeiro. Em Novembro de 2012 previa 1,6 e em Julho 0% (zero, para não haver dúvidas). Os factos são uma chatice.
        henrique pereira dos santos

  3. Fernando Cardoso Virgílio Ferreira diz:

    Caro Filipe, o nosso Rei Mago “não-escurinho” Gaspar pratica a caridade monetarista: é ver a lista dos estatutos excepcionais (IGCP, BdP, TAP e etc.) e comparar com as reduções remuneratórias e as “contribuições extraordinárias de solidariedade”…
    Razão tinha o grande poeta Alexandre O’Neill: «Portugal – País engravatado todo o ano/que se assoa à gravata por engano».

  4. Jorg diz:

    Por outro lado, Bagão Felix refere “Governo faz lembrar o meteorologista que diz que vai chover quando já chove” ….

    Mas parece que alguém, até aqui mesmo neste fórum, já terá encontrado a semântica e associada fonética mais sintética e sintática – ainda que se fique na morfologia por uma pré-aglutinação anglo-lusa versão USA: “NERD BURRO” OU “BURRO NERD”, que não tenho aqui o acordo ortográfico á mão, e isto sai um bocado “nach Gefühl”.

    Deixem-me só um instantito fazer uso da do “metereologista” que prevê recitando a evidência
    – existe vantagem nesta abordagem de pleonasmo pelo menos em relação a outras previsões
    (inclusive em campanhas eleitorais, vd. e.g. Agosto 2009) que falavam de uma chuvinha passageira que depois se revelou ser Saraivada continuada – pior só nos Urais, Sexta-Feira passada ….

  5. henedina diz:

    O governo fez torniquete ao membro e agora que ele está gangrenado, “assume” um desvio colossal das contas mas a gangrena está instalada resta apenas a amputação.
    Ficamos todos contentes por “terem sido” devotamente exemplares a aplicar o torniquete ao povo português. Brilhante.
    Pequenos, génios, discretos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: