Lições de comunicação (1).

Alguém devia explicar a Sócrates que um programa de comentário político não serve para fazer propaganda. Ou melhor, serve: mas encapotada. O segredo do sucesso de um comentador não é a racionalidade, mas a aparência de racionalidade. Deve pesar razões, deve revelar ao estimado público que hesitou um pouco antes de desferir às vítimas qualquer boutade assassina. No fundo, deve criar nos espectadores aquilo a que Coleridge chamou a “suspension of desbelief”: um esquecimento da implausibilidade. Isto não se faz à defesa, nem revelando um interesse próprio no desfecho das narrativas. A mão que escreve, defendia Ernst Jünger, tem de apagar os traços daquilo que escreveu.

Luis M. Jorge

Anúncios

7 thoughts on “Lições de comunicação (1).

  1. balde-de-cal diz:

    nesse aspecto é um crítico primário que se dirige a quem ainda é mais

    diálogo em ‘ladrões de bicicletas’
    ‘-que queres ser quando fores grande?
    -delinquente!’

  2. monge silésio diz:

    Deixai…o povo não as vê…é assim há muitos anos. Aqui na Lusitânia o pessoal quer fim de semana e praia, guito?, só se for de fora…;

  3. Jorg diz:

    Se esta informação chegasse ás mãos do Postiço Engenheiro Domingueiro -mesmo naqueles cartões de leitura em caligrafia ampla de condensada leitura acessível como um teleponto – existe o sério risco de lhe causar um esgotamento, um ‘burn out’…

      • Jorg diz:

        Existe um outra virtualidade naquele tipo de “aprender depressa” – dinamiza-se um apoio as artes, pois aquele espaço de ‘comentadeiro’ – como outros aliás, ainda que neste o delirio de contemplação do próprio umbigo seja mais alucinado – é na pratica um ‘pugrama’ de ficção nacional….. :-)))

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: