Tenho dito mais ou menos o mesmo

Três anos de resgate  e a única acção violenta foi perpetrada por “polícias infiltrados” ( e no futebol há dessas todas as semanas). Isto apesar da esquerda revolucionária,  de cristaleira e de Mercedes-Benz ( ou das três) nos assegurar todo os  dias que a coisa está iminente ( na Grécia ainda esperam há mais tempo).

Não, virgens loucas, não   foi nenhum lacaio dos bancos, do governo, ou da troika, que escreveu isto:

Das feições  de alma que caracterizam o povo português, a mais irritante é, sem dúvida, o seu excesso de disciplina. Somos o povo disciplinado por excelência (…). Nunca o português tem uma acção sua,  quebrando com o meio, virando as costas aos vizinhos. Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre  em grupo. Está sempre à espera dos outros para tudo.

“Parecemo-nos muito com os alemães (….). Por isso aqui, como na Alemanha, nunca é possível determinar as responsabilidades: elas são sempre da sexta pessoa  num caso onde só agiram cinco. Como os alemães, esperamos sempre pela voz de comando.

Somos incapazes de revolta e de agitação. Quando fizemos uma “revolução” foi para implantar uma coisa igual ao que lá estava. Manchámos essa revolução com a brandura com que tratámos os vencidos ( …) Portugal precisa de um indisciplinador. Todos os indisciplinadores  que temos  tido, ou que temos  querido ter, nos têm falhado (…) Qual é a primeira  coisa que fazem? Organizam um partido…Caem na discplina  por uma fatalidade ancestral”.

Quem foi, quem foi?

FNV

Anúncios

7 thoughts on “Tenho dito mais ou menos o mesmo

  1. João. diz:

    Sinceramente não vejo a esquerda, no caso o PCP, a dizer que a revolução está iminente.

    • fnvv diz:

      Como??? Soares fala de presidenticídios, as Rubras, RDA69 e 5Dias ( uma revista, um a org e um blog) não falam de outra coisa há séculos.E depois as vozes e as nozes individuais.
      E quem diz revolução diz ampla revolta popular, sublevação etc

      • João. diz:

        A mim interessa-me essencialmente, quanto ao tema em pauta, o que diz o PCP. Ainda aqui há tempos você falou de alguém que conhece, presumo comunista, que lhe falava da falta de condições subjectivas – este jargão quer dizer que o povo não está virado para grandes sublevações e derrubes do regime. O PCP, a meu ver, sabe isto muito bem.

      • fnvv diz:

        pois sabe, mas o PCP não representa a totalidade do país centro-esquerda.

  2. balde-de-cal diz:

    o ps tem «disciplinada-mente’ uma visão tripartida:
    segurem-me ou faço uma desgraça
    o atentado será no Campo Grande
    o povo vai beber a cicuta até ao fim (há muita nos ribeiros de Loures a Mafra)

  3. zé serra diz:

    o fernando pessoa, amiúde, era um perfeito idiota. de um sul africano, que passou a vida em lisboa, em específico no martinho da arcada, não esperaria grande profundidade sobre os portugueses. e a comparação com os alemães deve ser vista na época em que foi escrito o texto: ascensão do social-fascismo e etc. digo eu, que não percebeo nada de finanças nem consta que tenha biblioteca 😉 abraço

  4. caramelo diz:

    Está tudo mal. Como bom poeta, o Pessoa era admirador dos anarquistas, os lobos solitários que desfechavam na cara do rei, uma espécie folclórica nesses tempos. Ironicamente, sempre estivemos mais perto disso do que da revolução organizada, que precisa de alguma disciplina e logística. Lembras-te daquelas passagens de A Capital, com as reuniões caóticas dos conspiradores republicanos a que existia atónito um pobre recruta provinciano? Os portugueses oram implodem tipo torres do aleixo, ao ritmo das pipocas, poc, poc, ora explodem para cima dos pobres oficiais de justiça que lhes executam as hipotecas, sem precisar da ajuda do vizinho para nada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: