O crespúsculo da imprensa (3).

Outro lamento repetido ad nauseam nos jornais: “Ah e tal, ninguém fala da Europa”. Pois não. E, assim sendo, não seria melhor começarem?

O quadro que apresento em seguida foi exibido nos encontros de Davos de 2009, pouco depois do início da crise financeira internacional. Oito workshops em que participaram 250 executivos, reguladores, políticos e académicos permitiu traçar quatro cenários para a evolução do sistema financeiro até 2025:

europa-wef

Os cenários partiram de duas variáveis determinantes (“key drivers”), muito incertas: o ritmo das transferências de poder económico, principalmente para a Ásia; e o grau de coordenação das políticas financeiras internacionais.

O primeiro cenário, “Re-engineered Western-centrism” (aqui mal traduzido por “Um novo eurocentrismo”, mas a minha vida não é isto), propunha a hipótese de transferências lentas de poder para o Oriente e uma coordenação harmoniosa dos responsáveis pelas políticas financeiras. Era o mais confortável para as empresas ocidentais.

O segundo cenário, “Um novo multilateralismo”, admitia transferências rápidas de poder acompanhadas de uma coordenação harmoniosa das políticas financeiras. Era exigente para as empresas,  mas controlável.

O terceiro, “Regionalismo financeiro”, conduziria à fragmentação em três blocos, com domínio crescente do bloco asiático.

O quarto cenário, “Proteccionismo fragmentado”, ensombraria os próximos anos do Ocidente: nacionalismo económico, baixo crescimento, o colapso da zona euro.

O Fórum Económico Mundial não fez previsões. Quase quatro anos depois, onde nos encontramos? E onde se encontra a nossa imprensa?

Notas:

1. O quadro aqui exibido e a explicação dos cenários foram retirados deste livro.

2. Para mais informações sobre a importância da elaboração de cenários estratégicos podem ler isto.

 

Luis M. Jorge

Com as etiquetas

2 thoughts on “O crespúsculo da imprensa (3).

  1. Há excepções. Teresa de Sousa, no Público, é incontornável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: