Diário de um cínico

egyptian-president-mursi-ousted-in-a-military-coup

Enquanto nos entretemos com a telenovela Passos-Portas, o mundo não pára. No Egipto, um golpe militar derrubou o Presidente eleito, suspendeu a Constituição e fez a Irmandade Islâmica regressar à clandestinidade.

Compreensivelmente, ninguém lhe quer chamar golpe militar. A “primavera egípcia” fez-se para acabar com a ditadura de Mubarak, mas também com a tutela dos generais. Os últimos dias são um aparente recuo da revolução. Por isso o exército se fez rodear das forças políticas mais variadas, dos seculares aos salafistas, passando pelos coptas, para comunicar a deposição de Morsi. A chefia do executivo foi entregue ao Presidente do Tribunal Constitucional, uma solução de recurso que reconhece o peso do sistema judicial no equilíbrio de poderes dos últimos meses. Ontem, assisti na CNN a um tenso diálogo entre o jornalista Anderson Cooper, que insistia em usar a palavra “coup” para descrever os acontecimentos, e um representante da oposição egípcia, que o acusava de estar a fazer de PR (“public relations”) da Irmandade Islâmica.

A questão não é apenas semântica. Se a administração americana referir a mudança como um golpe de Estado, fica legalmente obrigada a suspender a ajuda ao Egipto. Mas o problema de fundo, que também é o da “primavera árabe”, mantém-se: como consolidar a democracia em sociedades de maiorias pouco democráticas e onde o exército é o único contrapoder real. É o dilema da Argélia nos anos 90 (que acabou em guerra civil). É, em parte, o dilema da actual Turquia.  Não há respostas simples, ao contrário do que dizem os revolucionários de sofá. Provavelmente, o Norte de África e o Médio Oriente vão passar ainda por grandes convulsões no futuro próximo. Basta olhar para a Síria.

PP

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: