Ao contrário dos opinadores (2).

Dizem que Paulo Portas “triunfou em toda a linha”: chamou a si a “reforma do Estado”, as “negociações com a troika” e a “coordenação económica”. Sem dúvida. Fica com tudo o que vai correr mal até ser escorraçado nas legislativas.

Luis M. Jorge

Anúncios

11 thoughts on “Ao contrário dos opinadores (2).

  1. João. diz:

    Sinceramente, estou de acordo. A meu ver há dois modos gerais de entender este movimento de Paulo Portas: ou foi planeado ou foi resultado de um embaraço, ou seja, o que pode dizer-se um improviso a partir de uma série resultados imprevistos de sua demissão. Eu tendo para o segundo caso.

    Como se poderia dizer no Brasil, Paulo Portas ficou com um abacaxi nas mãos.

  2. floribundus diz:

    foi empalado pelos seus parceiros

  3. conspirador amador diz:

    pode até não ter ganho “em toda a linha”, o que eu duvido pois desde o princípio que me pareceu que paulo portas queria destaque. demitir-se duas horas antes da tomada de posse de uma ministra? começou aí a ofuscar tudo o cenário político.

    repare que a carta demolidora de vítor gaspar passou para segundo plano. desde terça feira é paulo portas quem comanda os destinos da nossa vida política!

    admito que o tiro pode sair-lhe pela culatra, desde logo porque cavaco pode não aceitar a brincadeira e convocar eleições (duvido que aconteça, mas ainda é uma possibilidade) ou porque as negociações com a troika podem correr mal, para não falar do tal corte dos quatro mil milhões…

    mas o que lhe garanto é que passos coelho não percebeu o que lhe aconteceu. foi atropelado por um comboio e ainda não compreendeu. já era pouco relevante porque delegou em gaspar os assuntos mais importantes, agora é uma simples figura decorativa.

    e era um pouco esse o objectivo de portas, colocar o cds no centro da vida política, relegando o psd para segundo plano. é um jogo arriscado e pode correr-lhe muito mal, mas ele apostou tudo na possibilidade de o cds sair por cima do psd nesta embrulhada em que se meteram, e isso pode muito bem vir a acontecer.

    e enquanto esta brincadeira decorre, o povo vai derretendo ao sol, de carteira vazia…

    • João. diz:

      Olá Caramelo, parece o movimento hegeliano de pôr as pressuposições (em inglês que neste tema me é mais familiar “positing the presuppositions”) – ou seja, Paulo Portas fez um movimento, a meu ver quis mesmo demitir-se, que gerou efeitos com que não contava, esses efeitos imprevistos, num segundo momento, passam a fazer parte do movimento inicial do que segue a retrospecção para o plano da causalidade onde então todo o movimento, em conjunto com os imprevistos, é justificado.

      No caso, isto tem à partida dois nomes clássicos: “narrativa” é um; “astúcia da razão” é outro – mas a astúcia da razão quer dizer que o conceito, num momento, ultrapassa a contemporaneidade do pensar e portanto, a meu ver, passa por um domínio de acidentes e contingências que passam depois a ser incorporados na discurso da necessidade.

      • João. diz:

        “Caramelo”, não, embora não retire o olá, caso venha a ler isto. Mas neste caso, “Olá Conspirador mor”.

      • caramelo diz:

        Olá João. O que eu acho está ali mais em baixo. Eu queria mesmo é eleições, mas parece que eleições provocam instabilidade. Eu achava que a instabilidade é precisamente uma das virtudes da democracia e que os mercados se davam bem em democracia. Já só me falta ver um porco a ganhar o tour de france. Porra, como o gajo pedala.

  4. caramelo diz:

    Eu apenas avalio o risco para o país. Pode ser que ele possa evitar o tal corte de 4,7 milhões. Se não tem o meu voto, terá a minha simpatia. Quanto à troika, a especialidade dele não é a diplomacia? É um rapaz jeitoso, com sorriso fácil, pode ser que derreta a Merkel. Vamos ver. No resto, não me meto na briga, seja na coligação, seja no próximo congresso do partido dele. Avance o Nuno Melo, o do cabelinho à fosga-se e o Portas que escreva as suas memórias. Começou com cinco ou seis anos na politica, já está no ponto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: