Crónicas do Planeta Oval: Os Lions na Austrália

2013_British_and_Irish_Lions_logo

Os British Lions são um dos fenómenos mais originais do rugby. À semelhança dos Barbarians, são uma equipa de convites, mas enquanto os célebres Baabaas funcionam como um clube, os Lions dependem do Four Home Nations Commitee, que representa as federações nacionais da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. De quatro em quatro anos, reúnem os melhores jogadores britânicos e fazem uma digressão down under: Austrália, Nova Zelândia ou África do Sul. Aí enfrentam durante um mês diversas equipas locais, quase sempre com sucesso. Os jogos mais aguardados, porém, são os test matches, os difíceis encontros internacionais contra os Wallabies, os All Blacks ou os Springboks, geralmente uma série de três nos últimos quinze dias da viagem. Para se ter uma ideia da dificuldade, basta lembrar que a última série ganha pelos tourists foi em 1997, na África do Sul. Não há nada em disputa, mas a rivalidade é intensa: de um lado, a nata dos antigos colonizadores; do outro, os big boys a jogar em casa. Para muitos, um test pelos (ou contra os) Lions é o momento mais alto de uma carreira. E os adeptos correspondem. Há milhares que poupam durante quatro anos para ir até ao fim do mundo, literalmente, apoiar os heróis de vermelho.

Este ano, os Lions rumaram à Austrália e estão a horas de acabar a digressão. O primeiro test foi a 22 de Junho. Ganharam os britânicos por 23-21, com muita sorte (no último minuto, Kurtley Beale escorregou ao tentar converter a penalidade que daria a vitória aos anfitriões). Emoção e quatro belos ensaios – dois de Israel Folau, a nova estrela aussie, e dois de North e Cuthbert, os pontas galeses. O segundo test foi na semana passada, a 29, e as posições inverteram-se: ganharam os homens dos antípodas por 16-15, mas Leigh Halfpenny, outro galês, falhou a segundos do fim a penalidade que mudaria o resultado.

De modo que o jogo de amanhã decide tudo. Quem vencer, vence a série. Começa às 11 horas (hora portuguesa) em Sidney, e vale a pena ver.

PP

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: