Línguajar.

Um homem hoje em dia não compra tomates, compra tomate, por causa da chalaça. Também não se põe numa bicha mas numa fila, não vá o diabo. E parece-me já muito distante a inocência de duas tias-avós que há uns anos, defronte de uma montra da Baixa, exclamavam entre elas:  “Ó Maria José, que lindo broche!”. “Tens razão, Lurdes. Tenho visto poucos broches assim”. Ontem estava uma velha na rua a mirar um menino, e comentou: “Ai, que menino tão bonito. Tão bonito… Dá vontade de comer!”

Põe-te a pau, velha.

Luis M. Jorge

7 thoughts on “Línguajar.

  1. xico diz:

    Tenho costela de inglês e ainda me lembro de parentes dizerem de alguém o seguinte elogio e sem se rirem: He’s so gay…
    Quanto à velha, fez-me lembrar as velhas tias, instituição de um Portugal que passou, quando me diziam: és cá um papo-seco!

  2. António diz:

    Isto é tão bonito, Luis, mas tão bonito. No bairro que me viu nascer, os bons e velhos Olivais Sul, a expressão “tão bonito” foi também escorraçada do linguajar das gentes mais novas, com particular incidência no género feminino, com medo da rima que se lhe seguia: “Bonito, bonito…”

  3. caramelo diz:

    Com efeito, longe vão os tempos em que um cavalheiro podia chegar ao pé do seu joalheiro e dizer alto, para inveja de todos os presentes, senhor Anacleto, preciso que me faça um broche, e o Anacleto se apressava a dizer aos circunstantes, aqui sua excelência, quando pensa na esposa, é a mim que recorre para broches sem igual.

  4. O politicamente correcto é tramado, concordo plenamente contigo, mas olha-me este linguajar: http://www.publico.pt/mundo/noticia/polemica-em-italia-senador-comparou-ministra-negra-a-orangotango-1600225. Justificava-se que a ministra — que, aliás, esteve muito bem na resposta — linguajasse algo politicamente incorrecto, como um sonoro «Vai apanhar no cu!».

Deixe uma Resposta

