Ide

Se não conhecem.

Em pleno PREC, numa sessão sobre   tudo ( psicologia, educação etc), a página tantas uma mulher hodierna  diz a João dos Santos que  o filho  de treze anos manifestou  interesse em assistir ao acto sexual dos pais. A ideia era desmontar tabus, cena proibida e assim. João dos Santos olhou para a mulher e  respondeu: Olhe, minha senhora, acho muito mal. O que faço no meu quarto só diz respeito a mim e à pessoa com que estou.

FNV

Anúncios

6 thoughts on “Ide

  1. Conheço, conheço… João dos Santos foi meu professor na cadeira de Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente na Faculdade de Psicologia em Lisboa nos idos de 1981. Nunca me esquecerei de como, numa aula prática no Instituto Helen Keller, João dos Santos entrou em relação com uma criança invisual que tinha sido trazida do recreio por um funcionário.

  2. XisPto diz:

    Acelerava menos para ouvir melhor na rádio aqueles diálogos com um título diabólico mas um conteúdo surpreendentemente sereno. Resisti intencionalmente a comprar a edição escrita com receio de que, como sucede com frequência nas mudanças de suporte, pe Tintin para cinemas, o encanto se quebre…

  3. miguel serras pereira diz:

    Filipe, antes do mais, obrigado pela evocação. Já goara, como saberá, há uma variante do episódio que o seu post evoca, e que o próprio João dos Santos narra algures (se a memória não me falha, em O Falar das Letras). A mãe conta ao médico (J.S) que o filho, que já a vê despir-se e vestir-se, assim como no banho, quer agora por força assistir às suas (dela) relações, e pergunta-lhe: “O que é que eu hei-de fazer-lhe?”. Ao que o inquirido responde qualquer coisa como: “Eu se fosse a si, dava-lhe uma chapada”. Cito de cor, e com menos graça do que JS escreve, mas acho que vale a pena. Já Borges dizia que as grandes obras são as que resistem às más traduções… E sucede que obras com a grandeza (passe o eufemismo) das de João dos Santos há poucas.

    msp

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: