Diário de um cínico

A Casa Branca tem-se multiplicado em spin para nos fazer crer que o acordo sobre o arsenal químico de Assad é uma vitória. Afinal, a Síria admitiu ter armas químicas e será forçada a destruí-las… Obama salva a face e evita a guerra – as duas variáveis que tinha em cima da mesa.
Antes assim. Tenho dúvidas de que a guerra resolvesse alguma coisa e não tenho dúvidas de que uma América fraca torna o mundo perigoso. Mas sempre que Kerry diz não excluir a hipótese de um ataque, mais me convenço que esse ataque nunca passará de uma hipótese. O que também representa uma forma de fraqueza.
Significa isto que Obama errou ao traçar a célebre “linha vermelha”?
Não. Há “linhas vermelhas” que nenhum tirano deveria cruzar impunemente. Obama errou ao fazer uma ameaça que não tinha força para cumprir. E ao invocar razões de consciência para a manter, quando já era óbvio que não tinha força para a cumprir. O primeiro erro vem nos livros. O segundo vem nos livros que os ingénuos não lêem.
O Médio Oriente está mais inseguro, Assad está de pedra e cal, a Rússia e o Irão tomaram nota e o mundo há-de esquecer em breve os gaseados de Damasco. De nada lhes servirá o abate de meia dúzia de mísseis que os inspectores da ONU terão de procurar num palheiro em fogo, durante longos meses, com a prestimosa ajuda dos incendiários.

PP

Anúncios

2 thoughts on “Diário de um cínico

  1. António diz:

    Toda esta atuação de Obama, desde o início até à presente data, não terá sido uma conjugação de várias questões internas?

  2. ppicoito diz:

    Se por questões internas quer dizer “sondagens”, acredito que sim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: