Diário de um cínico

No Egipto, um tribunal deu mais um passo para ilegalizar a Irmandade Islâmica, proibindo as suas actividades e confiscando os seus bens. A decisão, embora previsível, não deixa de ser trágica. Só a polarização da sociedade egípcia explica que alguém tenha a ilusão de acabar por decreto com o fundamentalismo. Não tenho grande fé nos sentimentos democráticos de Morsi e companhia, mas acredito que o Islão político só aceitará a democracia se a democracia aceitar o Islão político. Como as eleições mostraram (e as eleições mudaram tudo), a Irmandade está muito mais enraizada no tecido social egípcio do se supunha. A represão, pela lei ou pela força, será contraproducente. O tempo, uma Constituição secular e o jogo partidário teriam outro efeito moderador.
No fundo, a situação é semelhante à de Portugal ou Espanha na transição democrática de 75 – já aqui discutida nas caixas de comentários. Algumas vozes temiam que a legalização do partido comunista fosse um cavalo de Tróia do extremismo revolucionário, mas o melhor remédio contra o extremismo sempre foi levá-lo a votos. Primeiro, porque assim ficamos a saber quanto vale. Depois, porque assim aceita implicitamente o sistema representativo.
A analogia tem um limite: nas margens do Nilo, como na Alemanha dos anos 30, os extremistas ganham eleições. O perigo de uma deriva antidemocrática é real. Contudo, não é mais democrático excluir do regime o partido mais votado. E repito que, aceitando eleições, o fundamentalismo islâmico está a dar o primeiro passo para reconhecer a democracia. A sua ilegalização, pelo contrário, tem três consequências perversas: dá-lhe capital de queixa no país e no estrangeiro; reforça a falta de confiança dos egípcios na democracia; diminui a já escassa legitimidade do governo interino. Com amigos assim, a Primavera Árabe nem precisa de inimigos.

PP

Anúncios

One thought on “Diário de um cínico

  1. Concordo. O proibido é mais apetecido… e mais perigoso, portanto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: