Banksy: “Art Sale”.

Luis M. Jorge

Anúncios

8 thoughts on “Banksy: “Art Sale”.

  1. Tem a sua piada, e isto encerra certamente alguma lição, mas eu, na minha ignorância, também não teria adquirido nada.

    Já agora: «Em 2010 realizou Exit Through The Gift Shop, documentário (ou falso documentário) onde reflectia, com ironia, sobre os interstícios onde se move, personificando os conflitos entre rua e galeria, entre verdade e artifício, entre ser crítico do capitalismo financeiro desregulado e as suas obras serem validadas no circuito da arte contemporânea que move milhões.» [http://www.publico.pt/cultura/noticia/banksy-invade-com-ironia-as-ruas-de-nova-iorque-1607801]

    • Suponho que todo o circuito é feito destes enganos. O Gagosian, o White Cube, o Charles Saatchi, todos aproveitaram a concentração do capital financeiro para vender coisas absurdamente caras a gente que nunca percebeu nada de arte, com uma ajudinha da Christie’s e da Sotheby’s. Ou seja: ser caro e estar no local certo é uma condição do gosto. Bansky goza com o pagode, claro.

      • Constatei a ironia, Luís, só isso. E, não discordando do que dizes, sempre achei impressionante o modo como esse «ser caro e estar no local certo é uma condição do gosto» é tido como uma verdade universal por tantos pobres de espírito que se consideram sofisticados. Portugal, então, é varrido de uma ponta à outra (não falo em geografia, mas em áreas de actuação) por um «pato-bravismo» arrepiante.

      • Ah, mas o fenómeno é universal. Não fomos nós quem inventou os yuppies.

      • Ah, sim, disso não tenho a menor dúvida. Referi Portugal porque é a realidade que conheço melhor, mas, do que conheci fora daqui, nesse aspecto particular, não vi grandes diferenças (quer dizer: os nossos sempre me pareceram mais mal disfarçados, mas será certamente uma questão de escala financeira).

  2. MCS diz:

    Não é que importe muito, mas o nome do grande artista é Banksy e não Bansky (como está no título e num comentário em cima).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: