Moçambique

Não me ri porque o assunto vai tramar a vida de muita gente, mas podia ter rido quando há umas  semanas vi Marcelo Rebelo de Sousa em directo de Maputo. No seu  dito comentário semanal, dizia, com ar sério e natural, que estava tudo bem no país. Bem ou mal, quem acredita  nos fretes que MRS faz que se amanhe.

E isto porque, aqui, em Portugal, já eu sabia há meses que a situação era explosiva. Não só porque vejo o programa sobre  África ( RTP-informação , sábados á noite), como também por causa do que uma antiga doente minha me contou  em Agosto. Ela e o marido compraram um 4×4 na África do Sul em Julho e quiseram fazer  Maputo-Beira. Só os deixaram ir em coluna militar.

FNV

4 thoughts on “Moçambique

  1. caramelo diz:

    Filipe, o meu testemunho, um amigo que vai lá frequentemente em trabalho (adora Moçambique e os moçambicanos), diz-me que esse risco não é tão grande como o pintam; que Mocambique não é Angola e a Renamo não é a Unita, e que tudo não passa de escaramuças no Norte. Não sei. O que ele me diz é que a maior queixa dos moçambicanos neste momento é o poder; o actual presidente e quem o rodeia; que têm saudades do Machel e do Chissano, que teriam lá os seus defeitos, mas que não eram corruptos e que se preocupavam sinceramente com o bem estar do seu povo. Estou-te e vender o peixe sem lucro nenhum.

  2. caramelo diz:

    Essa do pior exército e da pior guerrilha, fez-me lembrar um episódio da história colonial, do Joaquim Furtado. Diziam velhos combatentes de ambos os lados, que as nossas tropas receberam, em solo moçambicano, uma ajuda decisiva dos militares rodesianos, sobretudo pisteiros, e que havia um abismo entre os rodesianos e as nossas tropas, rapazes mal equipados e com deficiente preparação militar numa terra estranha.

Deixe uma Resposta

