Pequenas ironias históricas.

O mais divertido contraste entre o percurso de Nelson Mandela e o de estadistas com a craveira de Aníbal Cavaco Silva é-nos revelado por este texto do nosso Presidente:

Nelson Mandela é um combatente indomável pela liberdade, que ao longo de décadas de cativeiro nunca perdeu a esperança de viver num país onde todos os seres humanos fossem iguais, em dignidade e direitos.
Mandela é também um modelo de estadista, que se destacou (…) pela integridade de carácter e pelo desapego ao poder. Sobretudo, pelo seu desapego ao poder pelo poder.
Porque, para Nelson Mandela, o exercício do poder só faz sentido para servir os outros.
(…) Um homem que olhava para a frente, um visionário, que não procurava ajustar contas com o passado e com aqueles que o tinham mantido em cativeiro. (…) Percorrera um longo caminho pela liberdade, para usar as palavras que dão o título à sua autobiografia. (…) A estatura moral de Nelson Mandela permaneceu intacta desde que assumiu funções como Presidente da África do Sul.
Após ter liderado um difícil processo de transição para um novo regime, abandonou o poder com a mesma simplicidade de sempre. A simplicidade dos gigantes.

Luis M. Jorge

9 thoughts on “Pequenas ironias históricas.

  1. soliplass diz:

    Luís, é um belo texto. Junte-se-lhe a intervenção de António Filipe no Parlamento a 19 de Julho de 2008 e fica o ramalhete bem composto: «quando, em 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, com 129 votos, um apelo para a libertação incondicional de Nelson Mandela, os três países que votaram contra foram os Estados Unidos da América, de Reagan, a Grã-Bretanha, de Thatcher, e o governo português, da altura» & etc…

    http://app.parlamento.pt/DARPages/DAR_FS.aspx?Tipo=DAR+I+s%C3%A9rie&tp=D&Numero=109&Legislatura=X&SessaoLegislativa=3&Data=2008-07-19&Paginas=50%3b51%3b50%3b51%3b50%3b51&PagIni=0&PagFim=0&Observacoes=&Suplemento=.&PagActual=3&PagGrupoActual=0&TipoLink=0&pagFinalDiarioSupl=&idpag=&idint=169642&iddeb=&idact=

  2. Não faltam ironias: http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/5892007.html.

    Mas, deixemos os pequeninos de lado e, na hora da sua morte, centremo-nos em celebrar a vida de Mandela, um monumento à dignidade humana.

    • Bem lembrado, até porque o Cavaco já anda a puxar o lustro ao casaquinho de cerimónia.

      • soliplass diz:

        Há-de ficar lá tão bem o casaquinho como um retrato de Adolf Eichmann num museu ferroviário. Que esse pelo menos ainda pôde dizer no julgamento a que assistia Arendt que na Conferência de Wannsee não via ninguém opôr-se à solução.

    • p D s diz:

      Hoje, genuinamente, Sorrio!

      A esta hora, acredito que após um longo abraço, estão o Nelson e o Biko, em animada cavaqueira a que já se juntou o Lou mais a sua guitarra.

      mais que merecem, o sossego e liberdade, que quizeram construir para os Outros.

      e sim, Sorrio, por eles!

  3. zé serra diz:

    não partilho de nada desta nova cruzada contra o presidente da república cavaco silva quando era primeiro-ministro – by the way, o presidente da república de então quem era? e não teve uma palavrinha a dizer sobre o tema em questão? – não só porque me faz recordar velórios em que as coscuvilheiras estão mais interessadas em quem vem velar («este também veio?! sacana, em vida não mexeu uma palha e agora tem a ousadia de vir aqui dar pêsames!») do que no defunto. não se apercebem que a fúria da coscuvilhice não só minimiza a importância do defunto como também esvazia a veracidade do elogio fúnebre. por mim tudo bem, não critico. mas é este o ar que se respira atualmente cá na tugalândia: uma aldeia de coscuvilheiras.
    no mais, um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: