2013: Prémios

Personalidade internacional: Putin. Foi o único a ganhar com a guerra na Síria. Apoia o futuro vencedor e ocupou o vazio deixado no Médio Oriente pela retirada dos americanos. Um quarto de século depois do fim da União Soviética, a geopolítica da Rússia é cada vez mais a da Rússia dos czares. Como se está a ver na Ucrânia.

Personalidade nacional: Rui Moreira. Mostrou que os independentes, além do sucesso nas berças, também ganham eleições na cidade. Os partidos já não podem fingir que não vêem. A vitória sobre Luís Filipe Menezes, um dos grandes chefes do caciquismo luso, devia obrigá-los a reflectir. Não vai acontecer, mas fica o aviso.

Prémio Rosa-choque: Pacheco Pereira. Cantando o hino, enquanto Soares e Vasco Lourenço prometiam “paulada” ao Governo.

Prémio Irrevogável: Paulo Portas. Quem mais seria capaz de provocar uma crise política nacional, fazer-nos perder rios de dinheiro nos “mercados”, deixar o Governo de pantanas, trair o parceiro de coligação, mentir aos companheiros de partido e dar o dito por não dito em menos de vinte e quatro horas – apenas por amor à pátria?

Prémio Idiota Inútil: Fernando Moreira de Sá. A arte de irritar toda a gente, revelando o que já toda gente sabia.

Prémio Reviver o Passado em Brideshead: Sócrates. Os velhos habitués suspiraram com o regresso, mas só eles leram o livro. Ah, e um taxista que o Zorrinho encontrou.

Prémio De Besta a Bestial: Papa Francisco. Primeiro era cúmplice de ditadores de direita, agora é compagnon de route da esquerda, sabe Deus o que será para o ano. Talvez Papa.

PP

14 thoughts on “2013: Prémios

  1. João. diz:

    Quanto ao Papa acho mais engraçado ver a direita a desvalorizar o que o Papa diz, ou melhor ainda ver como “ser mais Papista do que o Papa” vai tomar agora um novo sentido, vai querer dizer saber melhor do que o Papa o que o Papa realmente quer dizer.

    • xico diz:

      Está enganado. O que se tem dito é que este Papa não diz qualquer novidade. Tudo quanto diz já foi dito anteriormente pelos seus antecessores. É tudo uma questão de informação e de mensagem. Ainda não ouvi a Francisco qualquer novidade ou ruptura. Bento XVI surziu no capitalismo e no liberalismo, mas a esquerda só o ouvia sobre a questão da sexualidade, e não gostava. Francisco, sabendo disso, prefere rodear o assunto e não tocar-lhe. Onde está então a novidade?

      • João. diz:

        “O que se tem dito é que este Papa não diz qualquer novidade. Tudo quanto diz já foi dito anteriormente pelos seus antecessores.”

        Sim, eu sei. Este Papa quando fala é perfeitamente redundante uma vez que já foi tudo dito antes. A sua função é apenas a de corpo presente.

  2. E um grande 2014 para ti e para os “teus”, meu caro Pedro.

  3. jcd diz:

    Boa síntese, Pedro, sobretudo no que diz respeito a Paulo Portas. No entanto há um detalhe com o qual não consigo concordar. É difícil Sócrates “Reviver o Passado em Brideshead”: para isso ele precisaria de ter um “Passado” e de ter “Brideshead”. Nem tem o primeiro e muito menos o segundo. Ele só (re)vive mesmo.
    Joana

  4. Bone diz:

    Prémio carreira: Cavaco Silva. A assombrar Portugal desde 1985.

  5. João. diz:

    A tirada dobre o Moreira de Sá é ilucidatória: o homem expôs um esquema de manipulação da comunicação social e da opinião pública e o sr. Pedro Picoito acha irritante.

    É chato quando se anda uma vida a dizer que a imprensa é de esquerda e depois damos com isto.

  6. fnvv diz:

    O teu Putin está a ser sodomizado consecutivamente em Volvogrado…

    • ppicoito diz:

      Eu não diria consecutivamente. A verdade é que quase conseguiu acabar com o terrorismo islâmico e pacificar o Cáucaso, o que é mais do que os americanos podem dizer do Iraque e do Afeganistão.

  7. João. diz:

    O Rui Moreira é aquele gajo que achava de que não se poderia fingir que não sabíamos das escutas a Sócrates um vez divulgadas e de outro que mencionar as escutas a Pinto da Costa em público era um acto inquisitorial?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: