Era altura de falarmos sobre isto.

O Pedro toca no assunto com a inocência de um  jesuíta: então os referendos são bons para umas coisas e  maus para outras? Em suma, sim. Ou melhor, não. Embora tenha esquecido as aulas de ciência política (uma amnésia que atribuo ao fulgor de Jorge Miranda)  tendo a considerar os referendos nefastos.

Participei na campanha do referendo sobre a despenalização do aborto por causa do tema, apesar do método. O veredicto popular agradou-me, a consulta não. Os referendos são a mais manipulável manifestação da democracia directa, que é em si mesma a mais demagógica excrescência da democracia representativa.

Quando os referendos incidem sobre temas de interesse geral é fácil erguer as massas recorrendo a efeitos retóricos que a plebe recolhe em estádios ou na Casa dos Segredos, sufocando os argumentos. Quando os referendos incidem sobre temas de interesse especial tornam-se confrontos pouco participados entre seitas adversárias, sem grande poder de representação.

Ou seja, a chatice que dão não justifica os benefícios que concedem. E o calor do povo deve ser temperado por um certo distanciamento das elites, antes de cair na rua.

Espanta-me que o Pedro, um conservador, não concorde com isto.

Luis M. Jorge

Advertisements

3 thoughts on “Era altura de falarmos sobre isto.

  1. XisPto diz:

    eheheh bem observado, mas não é uma questão de conservadorismo mas sim de elitismo. Do bom, entenda-se.

  2. henedina diz:

    E o calor do povo deve ser temperado por um certo distanciamento das elites, antes de cair na rua. Esta é que podia ser a frase dum elitista. E, com o resto concordo. O único em que participei foi o do abortamento. Quando a este considero-o um aborto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: